Para conseguirmos construir um mundo regenerativo, primeiro temos de o conseguir imaginar. O cinema é uma das poucas ferramentas que permite a milhões de pessoas ensaiarem, em conjunto e no escuro, outra forma de viver.
Porque é que o cinema importa
As histórias moldam aquilo que uma sociedade considera normal, possível e desejável. Uma cultura que só vê conquista, colapso e sobrevivência tem mais facilidade em imaginar um abrigo antiatómico do que uma floresta comestível. A investigação sobre os efeitos dos media é mista, por isso não afirmo que os filmes “causam” seja o que for. Mas aquilo que ensaiamos repetidamente na imaginação torna-se o menu de futuros entre os quais conseguimos escolher.
A permacultura começa na observação e no desenho. O bom cinema treina exatamente isso: atenção lenta, empatia com outros seres e a capacidade de ver sistemas em vez de heróis isolados.
Contra Hollywood como modelo de progresso
A minha objeção não é a um país nem a todos os filmes lá feitos. Vários dos filmes abaixo são americanos ou financiados por capital americano. A objeção é a um estilo de progresso: maior, mais rápido, mais ruidoso, mais extração, mais conflito, um herói solitário que vence pela força e um fornecimento infinito de explosões. É a versão cinematográfica da monocultura industrial: muito input, muito output, pouca diversidade, solo empobrecido. Os filmes mencionados aproximam-se mais de uma policultura: mais lentos, locais, variados e enraizados no lugar.
As críticas
Cada uma honesta e curta, vista através da terra e da sociedade. Sem ordem de preferência.
Aguirre, a Cólera de Deus
Werner Herzog · 1972
Conquistadores espanhóis descem o Amazonas à procura do El Dorado e vão perdendo a razão. A floresta permanece calma enquanto a ganância desfaz os invasores. É o retrato mais claro da lógica extrativista: tirar, nunca relacionar-se.
Perspetiva: a floresta é o único sistema inteligente em cena.

Days of Heaven (Cães do Céu)
Terrence Malick · 1978
Trabalhadores migrantes colhem trigo numa vasta propriedade, filmada com uma luz que quase se come. Depois chegam os gafanhotos e o fogo. Uma lição bela sobre monocultura: uma só cultura e um só dono tornam todos frágeis, e a natureza apresenta a fatura.
Perspetiva: a terra como propriedade versus a terra como ciclo vivo.

Dersu Uzala
Akira Kurosawa · filmado em 1974, estreado em 1975
Um topógrafo russo e um caçador indígena da taiga siberiana tornam-se amigos. Dersu trata o fogo, a água, o tigre e o vento como pessoas dignas de respeito. Quando é levado para a cidade, mirra. O conhecimento ecológico local não é primitivo: é desenho de alto nível.
Perspetiva: saber indígena, reciprocidade, anciãos como bibliotecas.

O Abraço da Serpente
Ciro Guerra · 2015
Inspirado nos diários de dois exploradores reais, acompanha um xamã que guia cientistas pela Amazónia colombiana, em duas épocas. O ciclo da borracha e as missões apagam culturas e florestas em simultâneo. Um argumento comovente de que biodiversidade e diversidade cultural são uma só coisa.
Perspetiva: o conhecimento vive nas relações, não nos espécimes.

O Planeta Selvagem
René Laloux · 1973
Os gigantes azuis Draags mantêm minúsculos humanos como animais de estimação, até que estes aprendem, se organizam e impõem a coexistência. Uma animação surreal sobre hierarquia, educação como libertação e a cegueira de seres “civilizados” perante aqueles que dominam.
Perspetiva: o acesso partilhado ao conhecimento dissolve o controlo.

Koyaanisqatsi
Godfrey Reggio · 1982
Sem diálogo, apenas a música de Philip Glass e imagens de paisagens, depois cidades, trânsito e máquinas em velocidade crescente. O título é uma palavra hopi que significa “vida fora de equilíbrio”. Mostra o metabolismo da civilização industrial melhor do que qualquer palestra. Veja-se uma vez e depois saia-se para a rua.
Perspetiva: a velocidade do sistema versus o tempo ecológico.

Stalker
Andrei Tarkovsky · 1979
Um guia leva dois homens pela “Zona”, um lugar onde a natureza recuperou ruínas e onde os desejos são postos à prova. Lento e exigente. Os destroços industriais cobertos de vegetação são uma imagem silenciosa de sucessão: a natureza repara quando nos afastamos. A verdadeira pergunta é o que realmente queremos.
Perspetiva: sucessão ecológica, humildade, trabalho interior antes do exterior.

Nausicaä do Vale do Vento
Hayao Miyazaki · 1984
Uma selva tóxica alastra depois de uma guerra industrial e todos a temem. Nausicaä estuda-a e descobre que as plantas estão a limpar lentamente o solo envenenado. Lê-se como ficção sobre fitorremediação, com uma rapariga que resolve conflitos observando primeiro. Possivelmente o melhor filme de permacultura alguma vez feito.
Perspetiva: “o problema é a solução”, observação como liderança.

Only Yesterday (Ontem Apenas)
Isao Takahata · 1991
Uma funcionária de escritório de Tóquio visita uma aldeia agrícola japonesa, colhe cártamo e conhece um jovem agricultor biológico. Gentil, honesto e sem romantismo exagerado. Mostra que a regeneração rural é também sobre pessoas que escolhem pertencer.
Perspetiva: agricultura biológica de pequena escala, memória, regresso ao lugar.

Apocalypto
Mel Gibson · 2006
Uma aldeia da floresta é atacada e um jovem caçador luta para voltar a casa. As primeiras cenas de vida na floresta são fortes, e a ideia de uma civilização que se consome a si própria é pertinente. Mas o filme é extremamente violento e historicamente impreciso quanto aos Maias. Incluo-o como contraexemplo: tem uma premissa ecológica entregue pela fórmula de medo e sangue que critico.
Perspetiva: excesso e colapso, mal contados.

O Bobo da Corte (The Court Jester)
Norman Panama e Melvin Frank · 1955
Danny Kaye, um falso bobo e um rei tirano. Comédia pura e um lembrete de que o riso é uma forma de resistência e resiliência. Uma cultura regenerativa sem humor não dura uma estação.
Perspetiva: a alegria como infraestrutura social.

Gattaca
Andrew Niccol · 1997
As crianças são geneticamente selecionadas; os nascidos “naturalmente” são uma classe inferior. Em termos ecológicos: uma sociedade a tentar cultivar uma monocultura de pessoas. A esperança do filme é que a determinação e a diversidade não podem ser totalmente eliminadas por engenharia.
Perspetiva: biodiversidade aplicada aos humanos.

La Belle Verte (A Bela Verde)
Coline Serreau · 1996
Uma mulher de um planeta pacífico, sem dinheiro, sem autoridade e com cuidado partilhado, visita Paris. Uma comédia ingénua, divertida e sincera. Algumas soluções são simplificadas, mas a pergunta central é séria: e se simplesmente deixássemos de fazer o que nos faz mal?
Perspetiva: sociedade pós-consumo, saúde, cooperação.

Matrix (a saga completa)
Irmãs Wachowski · 1999 · 2003 · 2003 · 2021
Os humanos são cultivados como baterias dentro de uma simulação. Como física é um disparate (um corpo liberta menos energia do que consome), mas como metáfora é exata: um sistema fechado e monocultural que se alimenta da atenção enquanto o solo real, lá fora, está queimado. A saga termina com uma escolha pela coexistência em vez da vitória, e os filmes finais colocam o amor no centro.
Frequências de cura e estar na vida. A leitura mais útil, para mim, é esta: a Matrix é um estado de atenção. Apressados, distraídos e com medo, funcionamos na sua frequência. A respiração, o silêncio, a música e o tempo entre plantas e solo trazem-nos de volta à ressonância com os sistemas vivos. Aqui, trato as “frequências de cura” como prática contemplativa vivida e convite a sentir, não como afirmação clínica. Neo não vence ao bater mais forte; acorda e vê o padrão. É também por aí que começa um bom desenho de terreno.
Perspetiva: atenção, presença, sair da mente de monocultura.
O Senhor dos Anéis
Peter Jackson · 2001–2003 · a partir de J.R.R. Tolkien
O Condado é uma paisagem de pequena escala, diversa e bem alimentada. Isengard é desflorestação industrial, e os Ents são a resposta da floresta. Os heróis são os pequenos e humildes. Uma fraqueza: os filmes omitem a “Limpeza do Condado” do livro, onde se conta a regeneração em casa.
Perspetiva: agroecologia local versus economia industrial de guerra.
Em resumo: porque importa uma mensagem positiva
- O medo vende, mas não constrói. A violência e a ameaça constantes tornam as pessoas reativas e isoladas, o oposto da cooperação de que a regeneração precisa.
- Positivo não é ingénuo. Todos os filmes acima mostram perda, ganância e dano. A diferença é que apontam para a reparação, a relação e o sentido.
- A abundância precisa de uma imagem. Raramente plantamos o que não conseguimos imaginar. O cinema pode mostrar um vale curado, uma mesa partilhada e um ancião sábio antes de existirem.
- Lento é uma qualidade. A atenção é um solo. Estes filmes reconstroem-no.
O futuro não se desenha apenas na terra. Desenha-se primeiro na imaginação. Alimentemos a certa.
Do ecrã ao solo. Ofereço consultoria de permacultura para terrenos: observação, água, solo, plantação e desenho para lugares reais. Se algum dos filmes acima o tocou, o passo seguinte é um pedaço de terra.

Deixe um comentário